quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Sem acordo com o Governo, greve no Itep do RN completa 24 dias


Governo confirma corte no ponto dos grevistas.
Sindicato da categoria tenta nova conciliação na Câmara Criminal do TJ.

Necrotério

A greve dos servidores do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) do Rio Grande do Norte completa 24 dias nesta quarta-feira (26). Segundo o Sindicato dos Policiais Civil e Servidores da Segurança Pública (Sinpol), além de manter fechado todos os canais de negociação com a categoria, apesar das várias tentativas de intermédio empreendidas pela Assembleia Legislativa e Tribunal de Justiça, o Governo também teria cortado a Gratificação de Desempenho Pericial (GDP) e penalizado os servidores com o corte de 17 dias de trabalho, já descontados no contracheque deste mês.
Em resposta, o diretor geral do Itep, Nazareno de Deus Medeiros Costa, esclareceu que não haverá corte na Gratificação de Desempenho Pericial (GDP) dos servidores do órgão. O Governo afirmou que houve um equívoco, “prontamente identificado e corrigido”, na elaboração da folha do mês de setembro, o que “provocou um onda de boato e gerou dúvida junto aos servidores no tocante ao pagamento da GDP, que está assegurada”.
Porém, na folha de pagamento do mês de setembro, Nazareno afirmou que não serão contemplados os servidores do Itep que aderiram ao movimento grevista, “pois foi determinado o corte de ponto de quem não trabalhou”.

De acordo com o Sinpol, a informação do corte do ponto foi confirmada no final da tarde desta terça-feira (25) pelo coordenador da folha de pagamento da Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos, Thiago Cortez, ocasião, inclusive, em que a diretoria do Sindicato cobrou explicações para a retirada da GDP.
Diante da situação, o Sinpol prometeu realizar grande mobilização na manhã desta quarta-feira na sede do Sindicato, antecedendo a Audiência de Conciliação marcada pelo desembargador Assis Brasil, que acontecerá às 15h na Câmara Criminal do Tribunal de Justiça. A assessoria jurídica do Sindicato disse que já trabalha em um 'Mandado de Segurança', visto que na última audiência, ocorrida no dia 12 passado, o desembargador suspendeu todos os efeitos do processo, inclusive relacionados a cortes de ponto e pagamentos de multas.
Peritos avaliam com CGE mudanças no Estatuto da entidade
No entendimento do Governo do RN, não existe motivo para que o Sindicato dos Servidores da Polícia Civil promova greve dos funcionários do Itep/RN, em busca de uma data para a apresentação do Projeto de Lei para a criação do Estatuto do órgão. Segundo a assessoria de comunicação do Governo, desde o dia 8 de dezembro de 2011 que o Sinpol teve acesso ao projeto do Estatuto, com 63 artigos, para fazer suas considerações, e só fez a devolução, acrescentando um substitutivo com mais de 300 artigos, em 25 de julho de 2012.
“Por isto, é preciso tempo para que a Consultoria-Geral do Estado faça a análise da proposta enviada pelo Sinpol”, ressaltou a assessoria. O consultor geral do Estado, José Marcelo Ferreira Costa, já informou que precisa analisar o processo pelo tempo que for necessário. “Preciso conhecer todas as alterações sugeridas. Quem perde com essa greve, que não tem um porquê, é a sociedade", frisou.
Estatuto
Na última segunda-feira (24), na sala de reuniões da Consultoria Geral do Estado (CGE), foi realizada reunião para discutir pontos apresentados pela Associação dos Peritos Criminais do Estado do Rio Grande do Norte (APCERN), especificamente quanto às alterações ao Anteprojeto de Lei Complementar que “Dispõe sobre a Lei Orgânica e o Estatuto da Perícia Técnico-Científica de Polícia do Estado do Rio Grande do Norte e dá outras providências”, elaborado no âmbito do Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP), cujo Processo n.º 125.553/2010-7 – SESED, encontra-se em trâmite na Consultoria-Geral do Estado (CGE).
Estiveram presentes à reunião: José Marcelo Ferreira Costa, Consultor-Geral do Estado; Rafhael Levino Dantas, Consultor da CGE; Otávio Domingos Moreira Santos (Presidente da APCERN); Lydice C. M. de C. Guerra (perita); Diana Carla S. da Luz (perita); Jamiel Dieb (perito); Elson Gonçalves do Santos (perito); Jossérgio Soares A. de Gouveia (perito); William Pereira da Cruz (Assessor Jurídico do ITEP); Eugênio Pacelli O. Guerra (Advogado da APCERN).

G1 Rio Grande do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário