domingo, 17 de junho de 2012

Agentes penitenciários de Mossoró participam de treinamento de escolta

                                           Agentes penitenciários de Mossoró participam de treinamento de escolta    

Durante este fim de semana, um grupo de agentes penitenciários que atuam em Mossoró está em Natal participando de um treinamento especifico para escolta e também intervenção em unidades prisionais. O objetivo é expandir para região Oeste o trabalho que já vem sendo realizado na grande Natal com o Grupo de Escolta Penal (GEP) e Grupo de Operações Especiais (GOE).

O treinamento é realizado na Escola Penitenciária, localizada no bairro da Redinha. A turma conta com um total de 35 agentes penitenciários e mais seis instrutores, que foram formados na Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE), em Brasília. A presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte, Vilma Batista, explica que a quantidade de agentes no Grupo de Escolta, atualmente, é de 25.

"Esse número é reduzido, por isso, estamos apoiando esse trabalho de expansão desse Núcleo que é tão importante para o sistema penitenciário do Estado. No interior, mesmo com déficit de agentes, também é preciso ter o Grupo de Escolta para que ele possa agilizar os procedimentos operacionais, como também judiciais. Quanto mais presos levamos para audiências, mas desafogamos as cadeias", afirma.
Durante o primeiro dia de trabalho, realizado neste sábado (16), o grupo de agentes aprendeu técnicas de imobilização e defesa em caso de reação por parte de presos nos procedimentos de escoltas, bem como técnicas de condução. "Isso permite que a gente consiga melhorar a segurança nas unidades prisionais e, claro, a segurança dos próprios agentes, pois mesmo com ausência do Governo do Estado, nós nos preocupamos com a rotina de trabalho da categoria", destaca Vilma Batista.

A presidente do Sindasp-RN explica que após o treinamento com os agentes de Mossoró, será a vez das unidades do Seridó receber o projeto de expansão do Núcleo de Escolta. Além disso, nos próximos meses, o objetivo é promover esse tipo de atividade com todos os agentes penitenciários, até mesmo como forma de reciclagem e aprimoramento dos serviços nas unidades prisionais.

Neste domingo, os agentes de Mossoró que estão em Natal vão passar por treinamentos de intervenções e procedimentos em situações de extremo risco, como rebeliões. Essas atividades serão coordenadas por instrutores Grupo de Operações Especiais. As atividades começam às 7h e se encerram por volta das 12h.

Postado por Tribuna do norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário