quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Sem acordo com o Governo, greve no Itep do RN completa 24 dias


Governo confirma corte no ponto dos grevistas.
Sindicato da categoria tenta nova conciliação na Câmara Criminal do TJ.

Necrotério

A greve dos servidores do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) do Rio Grande do Norte completa 24 dias nesta quarta-feira (26). Segundo o Sindicato dos Policiais Civil e Servidores da Segurança Pública (Sinpol), além de manter fechado todos os canais de negociação com a categoria, apesar das várias tentativas de intermédio empreendidas pela Assembleia Legislativa e Tribunal de Justiça, o Governo também teria cortado a Gratificação de Desempenho Pericial (GDP) e penalizado os servidores com o corte de 17 dias de trabalho, já descontados no contracheque deste mês.
Em resposta, o diretor geral do Itep, Nazareno de Deus Medeiros Costa, esclareceu que não haverá corte na Gratificação de Desempenho Pericial (GDP) dos servidores do órgão. O Governo afirmou que houve um equívoco, “prontamente identificado e corrigido”, na elaboração da folha do mês de setembro, o que “provocou um onda de boato e gerou dúvida junto aos servidores no tocante ao pagamento da GDP, que está assegurada”.
Porém, na folha de pagamento do mês de setembro, Nazareno afirmou que não serão contemplados os servidores do Itep que aderiram ao movimento grevista, “pois foi determinado o corte de ponto de quem não trabalhou”.

De acordo com o Sinpol, a informação do corte do ponto foi confirmada no final da tarde desta terça-feira (25) pelo coordenador da folha de pagamento da Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos, Thiago Cortez, ocasião, inclusive, em que a diretoria do Sindicato cobrou explicações para a retirada da GDP.
Diante da situação, o Sinpol prometeu realizar grande mobilização na manhã desta quarta-feira na sede do Sindicato, antecedendo a Audiência de Conciliação marcada pelo desembargador Assis Brasil, que acontecerá às 15h na Câmara Criminal do Tribunal de Justiça. A assessoria jurídica do Sindicato disse que já trabalha em um 'Mandado de Segurança', visto que na última audiência, ocorrida no dia 12 passado, o desembargador suspendeu todos os efeitos do processo, inclusive relacionados a cortes de ponto e pagamentos de multas.
Peritos avaliam com CGE mudanças no Estatuto da entidade
No entendimento do Governo do RN, não existe motivo para que o Sindicato dos Servidores da Polícia Civil promova greve dos funcionários do Itep/RN, em busca de uma data para a apresentação do Projeto de Lei para a criação do Estatuto do órgão. Segundo a assessoria de comunicação do Governo, desde o dia 8 de dezembro de 2011 que o Sinpol teve acesso ao projeto do Estatuto, com 63 artigos, para fazer suas considerações, e só fez a devolução, acrescentando um substitutivo com mais de 300 artigos, em 25 de julho de 2012.
“Por isto, é preciso tempo para que a Consultoria-Geral do Estado faça a análise da proposta enviada pelo Sinpol”, ressaltou a assessoria. O consultor geral do Estado, José Marcelo Ferreira Costa, já informou que precisa analisar o processo pelo tempo que for necessário. “Preciso conhecer todas as alterações sugeridas. Quem perde com essa greve, que não tem um porquê, é a sociedade", frisou.
Estatuto
Na última segunda-feira (24), na sala de reuniões da Consultoria Geral do Estado (CGE), foi realizada reunião para discutir pontos apresentados pela Associação dos Peritos Criminais do Estado do Rio Grande do Norte (APCERN), especificamente quanto às alterações ao Anteprojeto de Lei Complementar que “Dispõe sobre a Lei Orgânica e o Estatuto da Perícia Técnico-Científica de Polícia do Estado do Rio Grande do Norte e dá outras providências”, elaborado no âmbito do Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP), cujo Processo n.º 125.553/2010-7 – SESED, encontra-se em trâmite na Consultoria-Geral do Estado (CGE).
Estiveram presentes à reunião: José Marcelo Ferreira Costa, Consultor-Geral do Estado; Rafhael Levino Dantas, Consultor da CGE; Otávio Domingos Moreira Santos (Presidente da APCERN); Lydice C. M. de C. Guerra (perita); Diana Carla S. da Luz (perita); Jamiel Dieb (perito); Elson Gonçalves do Santos (perito); Jossérgio Soares A. de Gouveia (perito); William Pereira da Cruz (Assessor Jurídico do ITEP); Eugênio Pacelli O. Guerra (Advogado da APCERN).

G1 Rio Grande do Norte

Falta de carcereiros impede liberação da maior penitenciária do RN

Sejuc diz que reformas que implicaram na interdição já foram concluídas.
Nomeação de 40 novos agentes penitenciários só depende do Governo. 

 Alcaçuz


A maior unidade prisional do Rio Grande do Norte, a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, localizada na Grande Natal (interditada desde o início de agosto), está dependendo da nomeação de 40 agentes penitenciários por parte do Governo do Estado para ser liberada. É o que afirma o secretário Kércio Pinto, titular da Secretaria de Justiça e da Cidadania (Sejuc), órgão responsável pela custódia dos presos no estado.

A nomeação dos novos agentes chegou a ser  anunciada pelo secretário, que havia prometido publicação no Diário Oficial do Estado até o último dia 14. No entanto, a nomeação ainda não aconteceu. Os convocados, segundo Kércio Pinto, irão atuar exclusivamente em Alcaçuz.
A Penitenciária Estadual de Alcaçuz foi proibida de receber novos apenados em razão de o Pavilhão 5 - ala inaugurada em dezembro de 2010 - não possuir energia elétrica suficiente para garantir o bom funcionamento do prédio. Por este motivo, a unidade foi fechada há mais de três meses. Além disso, a nomeação de novos agentes  para o reforço da guarda interna da unidade também foi determinação imposta pela Justiça.
De acordo com Kércio Pinto, a necessidade de ampliação da rede, que implicou na interdição judicial, já foi concluída. "A rede elétrica já foi expandida. Resta apenas comprar alguns materiais para uso dos apenados, como colchões. Mas, até isto já está sendo providenciado", garantiu Kércio Pinto, acrescentando que, a nomeação dos 40 agentes penitenciários depende da Secretaria Estadual de Administração, e não da Sejuc.


Ala de adaptação de Alcaçuz


O Secretário de Administração do Governo, Antônio Alber, foi procurado pela reportagem do G1para falar sobre a nomeação dos novos agentes. O aparelho estava desligado. Pelo telefone fixo, a secretária afirmou que ele havia saído para uma reunião. Ainda segundo a secretária, a responsável adjunta pela pasta, Sualy Rodrigues, estava elaborando um documento e também não pôde atender a reportagem.
O chefe do Gabinete Civil do Governo do Rio Grande do Norte, Anselmo de Carvalho, também foi procurado, mas não atendeu às quatro ligações efetuadas para o seu telefone funcional.
O juiz corregedor da Penitenciária de Alcaçuz, Henrique Baltazar, reafirmou que o presídio só será desinterditado após o Pavilhão 5 da unidade ser completamente liberado para o recebimento de presos. Baltazar proibiu a entrada de novos presidiários em Alcaçuz no dia 8 de agosto passado, em razão da superlotação. O presídio tem capacidade para 600 presos, mas abriga atualmente mais de 900.
O Pavilhão 5 da penitenciária tem capacidade de abrigar 400 apenados, e serviria para resolver, temporariamente, parte do problema de superlotação, uma vez que o Rio Grande do Norte possui atualmente um déficit carcerário de aproximadamente 2.500 vagas. Hoje, no Estado, segundo a Sejuc, existem mais de 6 mil homens e mulheres cumprindo penas.
Novos agentes
As obras de expansão da rede elétrica em Alcaçuz estão concentradas no Pavilhão Rogério Coutinho Madruga, ou simplesmente Pavilhão 5, como é chamado. Toda a ala foi esvaziada em junho, quando a corrente elétrica apresentou problemas.
O juiz da Vara de Execuções Penais, Henrique Baltazar, determinou os reparos na unidade e também o reforço no efetivo que faz a guarda do presídio. De acordo com a Sejuc, a nomeação de 40 novos agentes penitenciários resolverá a carência. Destes, 30 serão designados para vigiar os detentos do Pavilhão 5, que tem capacidade para acomodar 400 apenados.

G1 RN

Falha no sistema penitenciário do RN atinge Macau




Detentos autuados ficam amontoados e acorrentados no corredor da DP. onde tambem dormem juntos


É de conhecimento de todos que o sistema carcerário do RN é uma calamidade e em Macau não é diferente, com o CDP centro de detenção provisória superlotado e apresentando diversos problemas foi interditado no inicio do mês de setembro por determinação judicial, sem condições de receber presos que cometerem crimes e atos delituosos que se enquadre em qualquer artigo do CPB.   os que são autuados por tráfico de droga, tipo de flagrante que acontece com mais frequencia na cidade devido ao trabalho do major Fernandes e demais policiais da CIPM de Mcau que vem desempenhando uma verdadeira caçada aos traficantes da cidade e região, neste periodo de interdição os acusados ficam acorrentados e algemados junto uns ao outros amontoados no corredor da delegacia como aconteceu com três jovens que passaram dez dias no local nas mesmas condições, acusados de tráfico de droga,ja que não foram transferidos para uma outra unidade prisional o juiz substituto da vara criminal Dr. Eduardo Feld concedeu o alvará de soutura para João  Paulo,Joilton Álisson e Alex da Silva, no ultimo dia 23 de setembro mais dois jovens foram presos e autuados com uma quantidade de droga, maconha e crack alem de uma arma artesanal tipo garroncha na praia de Barreiras,João Paulo Guedes e Erivelton Lopes permaneceram dois dias no corredor e tambem foram postos na rua por determinaçao da justiça, o trabalho das Policias Militar e Civil torna-se em vão diante do grave probema.

resta saber até quando tudo isso vai continuar ? 
com a palavra as autoridades competentes

postado por:
Jota Lourenço


terça-feira, 25 de setembro de 2012

DUAS PESSOAS MORREM EM UM GRAVE ACIDENTE EM AREIA BRANCA





Duas pessoas formam colhidas por um veiculo no Km 01 da Br. 110, zona urbana de Areia Branca e Morreram no local. As vitimas “Antonio José Dias” de 44 anos e sua enteada, conhecida apenas como “Daiane”, residentes no bairro Navegantes, trafegavam de bicicleta, pela via em direção ao centro da cidade e foram colhidas por um veiculo tipo Gol de cor vermelha e placa NNN 0378, que trafegava no mesmo sentido.
O veiculo era conduzido por “Ricardo Cristiano da Silva Santos” que foi preso em flagrante. Populares que presenciaram o acidente informaram a policia que o motorista, após o atropelamento, parou o carro no meio da pista e aos gritos pedia socorro, até ser detido. Segundo informações dos policiais que efetuaram a prisão, o mesmo apresentava sintomas de embriaguez.


De acordo com informações de populares, as vitimas tinham saído de casa para uma movimentação política na cidade. Antonio teria passado em um bar para pegar uma bebida. Ainda de acordo com os populares, o condutor do veiculo atropelador, também participava da movimentação política. A informação não foi confirmada pelos policiais que atenderam a ocorrência.


Policiais da viatura de Radio Patrulha da cidade sob o comando do Cb. Jonas e os Sd’s Bezerra/F. Neto/Antunes, fizeram o isolamento da área do acidente. Uma equipe da Policia Rodoviária Federal registrou a ocorrência. Os corpos das vitimas apresentavam fraturas e escoriações de arrastos.

Após a pericia no local os corpos foram removidos para o Instituto Técnico e Cientifico de Polícia, Itep para os procedimentos de necropsia.


POSTADO POR FOCOELHO

EM ASSU 10º E EM MOSSORÓ 96 CRIMES DE HOMICÍDIO SÓ EM 2012


Mais um crime de homicídio foi registrado pela Central de Operações da Policia militar. O crime aconteceu por volta das 21 horas de ontem segunda feira 24 de Setembro de 2012, na Rua do Chafariz, na Favela do Tranquilim, no Bairro Dom Jaime Câmara em Mossoró.
Francisco Gomes dos Santos Filho, “Gaguinho”, 32 anos de idade, morador da favela, foi morto a pauladas e com dois disparos de arma de fogo, quando saia da residência de uma irmã. A policia acredita que o motivo da morte de Gaguinho, tenha sido a disputa pelo comando do trafico na favela.
Gaguinho que segundo informações tinha envolvimento com trafico de drogas foi encontrado caído no meio da rua e ao lado de sua motocicleta, com um disparo na mão esquerda e outro no rosto. A parte posterior da cabeça apresentava deformações com perda de tecidos provocada por espancamento. Pedaços de madeira foram encontrados ao lado do corpo da vitima.
Policias da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas, Rocam, isolaram o local do crime. Após a pericia realizada no local o corpo foi removido, para os procedimentos de necropsia na sede do órgão.
Rocam: Cb Renixon/Sd’s Fernandes/Alan.





Postado por focoelho

Polícia Civil prende acusado de matar mulher degolada



Policiais Civis prenderam segunda-feira (24) um homem identificado como Almir Pereira, mais conhecido como “Almir Coquinho”, 53 anos, trabalha como locutor. Ele é acusado de matar Frankneide da Silva Souza, mais conhecida como “Nineide”, de 24 anos, com quem manteve um relacionamento amoroso durante três meses. O crime aconteceu durante a madrugada no município de João Câmara, em plena via pública. Por voltas das 2h da madrugada o casal iniciou a discussão, e o acusado que estava alcoolizado, desferiu vários golpes de faca no pescoço da vítima. A Polícia Civil chegou até a autoria do crime após o depoimento da mãe da vítima. “Ela disse que a filha havia saído com Almir pouco antes do assassinato”, contou o delegado Antônio Taveira. Almir foi encontrado no hospital da cidade onde havia ido para tratar de um ferimento na mão. No momento da abordagem policial, o acusado acabou confessando o homicídio e demonstrou arrependimento. Segundo o delegado, ele não tinha passagens pela polícia e era considerado “homem de bem” pela população, mas enfrenta problemas com álcool. O acusado está sendo autuado em flagrante.

Postado por Jarbas Rocha em 25th setembro , 2012

Homem é preso no RN depois de assaltar e arrancar parte de orelha da vítima



Agentes da delegacia civil de Baraúna prenderam na tarde dessa segunda-feira (24), por ordem judicial, Leonardo Miguel da Silva, 28 anos, acusado de assaltar e arrancar parte da orelha da vítima durante agressão no dia 18 de agosto deste ano. Na ocasião, Leonardo fugiu e foi identificado dias depois, após investigações, de acordo com descrições de suas características.

Leonardo Miguel da Silva foi conduzido e ficará recolhido do Centro de Detenção Provisório Masculino em Mossoró e responderá por roubo qualificado, em virtude da violência que resultou lesão corporal grave.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com informações de O Câmera

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

PRESOS, ARMAS E DROGAS APREENDIDAS EM MACAU


Sob o comando do 2º Tenente Silva Neto, uma operação realizada pelo GTO em parceria com a Guarda Municipal de Macau tira de circulação na Região salineira armas e drogas. Os envolvidos foram presos e os menores apreendidos pela Polícia Militar.

 À Esq da foto/ Erivelton e João Paulo
À Direita da foto/ O menor W.L.P.S


Neste Sábado (23), por volta das 15h30min a Polícia Militar recebeu denúncias através da Central de Emergência (190), que estava havendo uma suposta briga de gangues entre jovens na comunidade de Barreiras e Diogo Lopes, quando imediatamente o oficial deslocou-se com sua guarnição composta por quatro policiais, contando com o auxilio da Guarda Municipal até o local para averiguar a informação, onde de fato foi comprovado a veracidade da denúncia.

Quando os policiais chegaram ao local, os infratores ao avistarem a guarnição policial tentaram se evadir, correndo de dentro de uma residência para um quintal, porém os policiais agiram rapidamente e conseguiram prender Erivelton Lopes Sales, João Paulo Guedes Bezerra e o adolescente W.L.P.S que tinham acabado de liberar as armas dentro da residência.

FORAM ENCONTRADOS APÓS UMA MINUCIOSA ABORDAGEM - Uma arma de fogo de fabricação caseira, uma cápsula deflagrada de revólver calibre 32 e alguns sacos prontos para embalagem da droga, pólvora para o carregamento da arma, esfera utilizada como munição e 02 (dois) sacos contendo 19 pedras de Crack pronta para venda;

AINDA – Colocados na viatura para serem levados ao posto policial de Barreiras enquanto familiares trazia os documentos dos mesmos, no percurso entre o local da ocorrência e o DPM os Policiais encontraram dentro da viatura 01 (uma) trouxinha de maconha e dois cigarros pronto para consumo além de uma cédula de R$ 20,00 (vinte reais).

Segundo o Sd PM Jaderson, que conduziu dos mesmos para a lavratura do flagrante, o material encontrado dentro da viatura, foi deixado por eles, tentando se desfazer do referido material;

Que perguntado a quem pertencia à droga, arma e o material encontrado dentro da viatura, todos ficaram calados, ou seja, nenhum dos conduzidos assumiu a propriedade da droga;

LEMBRANDO - A Polícia Militar da Cidade de Macau vem desenvolvendo um excelente trabalho em conjunto com a guarda municipal. A ação desses homens na defesa do patrimônio público municipal é louvável, e o Major Fernandes juntamente com o Tenente Silva Neto costumeiramente vem valorizando o trabalho desses homens, que não medem esforços para atender a solicitação de apoio quando necessário.

Salientando que a exemplo da Guarda Municipal da cidade de Guamaré, eles são preparados para lidarem com armas não letais, sendo considerados de fundamental importância em alguns tipos de ocorrências, não só pelo uso da pistola taser, mas também pelo reforço ao efetivo policial em certas Ocorrências.

Nota do Blog - Parabéns ao Major Fernandes pela humildade de reconhecer a importância desses profissionais. Ao Tenente Silva Neto, equipe policial e Guarda Municipal que unidos executaram mais um trabalho em prol da Segurança pública da região.

postado por:
sargento sandra

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE MACAU FEZ SEU 1º DESFILE OFICIAL

No dia 09/09 aniversário da cidade de Macau, a Guarda Municipal realizou seu primeiro desfile cívico oficial, onde foi bastante aplaudido pelo publico que estavam alí presente, o Prefeito tambem fez muito elogios a Guarda municipal. Em seguida veio a apresentação maravilhosa da PM de Macau que deixou todos que estavam assistindo muito satisfeito por esperar. Vejam algumas imagens registradas.



























domingo, 2 de setembro de 2012

GM SALES ANIVERSARIANTE DO DIA

GM SALES


Hoje Domingo dia 02/09, este guerreiro operacional, que veste a farda azul marinho com muito orgulho e muito amor, está completando mais um ano de vida, que esta data seja lembrada por muitos e muitos anos.

A vida é um milhão de novos começos movidos pelo desafio sempre novo de viver e fazer todo sonho brilhar. A proveite este dia para desfrutar das coisas boas que fazem você feliz e que a sua vida seja um mar cheia de emoções alegrias e conquistas. 
P A R A B É N S   F E L I Z   A N I V E R S Á R I O!!

HOMENAGENS DE TODOS OS GMS DA GUARDA MUNICIPAL DE MACAU